sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Feira Brasil-África

A culminância de todos trabalhos realizados, inclusive no LIED foi apresentado na Feira Integrada dia 19 de novembro deste ano!

Feira Brasil-África

Preparando-se para a feira o LIED contribui com o projeto Africanidade com pesquisas exivbição de vídeos e seleção de material.
Projeto Africanidade

Justuficativa:

Nossa sociedade é formada pelo diferente, com grupos étnicos/raciais de diferentes países. Assim faz-se necessário buscar caminhos para uma convivência, harmoniosa, para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, na qual todos são iguais em direitos e deveres. O preconceito velado existente em nossa sociedade, a discriminação social e de gênero precisam ser superados para a consolidação de um mundo viável. Precisamos fomentar em nossas escolas a valorização do ser humano, independente de cor, etnia, religião, sexo e idade.
A concretização desse projeto passa pela compreensão de que as práticas pedagógicas são sociais e políticas. Nesse sentido, a escola deve ser um local de diálogo, de aprendizagem e convivência experimentando as próprias culturas e respeitando as diferentes expressões.
Este projeto é parte integrante de um maior que integra o PPP da escola.

Objetivos específicos:

* Oferecer aos alunos diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para a aquisição e construção de conhecimentos.
* Estimular o gosto pela pesquisa, leitura e escrita, desenvolvendo a capacidade criadora.

Conteúdo:

Pesquisa da Lei 10,639/2003
Pesquisa e produção sobre diferentes grupos étnicos formadores da cultura e do povo brasileiro.
Exibição de vídeos sobre o tema.
Atividades criativas com uso de editores de texto, desenho e slides.
Preparando-se para a feira integrada com o uso das mídias disponíveis na escola.

Público Alvo:

Educandos do 1º ao 9º do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Telessala.


Duração do projeto:

Meses de outubro e novembro de 2009 (aproximadamente 2 meses)

No LIED do General Osório O Mais Educação é Mais

Mais Educação parceria no laboratório a serviço de uma educação de qualidade!

Veja as fotos do Seminário

A culminância do projeto Roda de Compositores Digital se deu na apresentação do Seminário neste mês de novembro!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Projeto Compositores Digital


Projeto Roda de Compositores Digital




PÚBLICO ALVO : educandos do 1º ao 5º


COMPONENTES CURRICULARES: Língua Portuguesa/ Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa/ Didática


JUSTIFICATIVA: Sabendo que um dos papéis da escola é despertar o gosto pelo conhecimento, este projeto tem por objetivo desenvolver temas relacionados a compositores brasileiros, junto com os alunos por meio da TIC e rodas de conversa.


OBJETIVOS



  • Desenvolver o gosto pela pesquisa;


  • Incentivar a leitura e produção textual;


  • Estimular as trocas de informação e conhecimento;


  • Aproveitamento do jornal da escola na publicação dos trabalhos.



PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E ETAPAS DO PROJETO (discriminação de tarefas):
Para as turma do 1º ao 3º as atividades podem ser adaptadas a realidade da turma e proposta do professor.
Todas as atividades serão moldadas e trabalhadas com a parceria dos professores.
Etapas de desenvolvimento:



  1. Pesquisa bibliográfica;


  2. Edição a pesquisa em editores de texto;


  3. Roda de bibliografias;


  4. Edição das melhores pesquisas no blog e jornal da escola;


  5. Pesquisa e seleção de materiais dos compositores;


  6. Edição do material;


  7. Roda de composições;


  8. Edição das melhores pesquisas no blog e jornal da escola;


  9. Produção de slide para exibição no Seminário;


  10. Exibição e publicação da coletânia de materiais no Seminário.



As atividades serão intercaladas com idas ao laboratório, sala de aula e rodas de leitura. Deverão ser agendados os encontros no laboratório e a turma, de acordo com a quantidade, precisará utilizar sala de vídeo, ou outro espaço. Ficando um grupo no laboratório e outro no vídeo (proposto pelo professor). A presença do professor é importantes em todas as etapas.





RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Recursos materiais:
Laboratório de informática
Editores de texto
Média Player

• Apresentação do Power Point;


• Texto informativo;

CDs
Máquina fotográfica e filmadora;
Murais com o tema trabalhado;

Recursos humanos:
Educandos do 1º ao 5º ano
Educadores envolvidos;
Orientador tecnológico.
DURAÇAO: 2 MESES
AVALIAÇÃO:
Disciplina, interesse, participação no laboratório, contribuição na coleta de dados, apresentação das pesquisas realizadas. A avaliação será feita através de acompanhamento contínuo das atividades realizadas pelos alunos na pesquisa e apresentação dos trabalhos.