A culminância de todos trabalhos realizados, inclusive no LIED foi apresentado na Feira Integrada dia 19 de novembro deste ano!
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Feira Brasil-África
Preparando-se para a feira o LIED contribui com o projeto Africanidade com pesquisas exivbição de vídeos e seleção de material.
Projeto Africanidade
Justuficativa:
Nossa sociedade é formada pelo diferente, com grupos étnicos/raciais de diferentes países. Assim faz-se necessário buscar caminhos para uma convivência, harmoniosa, para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, na qual todos são iguais em direitos e deveres. O preconceito velado existente em nossa sociedade, a discriminação social e de gênero precisam ser superados para a consolidação de um mundo viável. Precisamos fomentar em nossas escolas a valorização do ser humano, independente de cor, etnia, religião, sexo e idade.
A concretização desse projeto passa pela compreensão de que as práticas pedagógicas são sociais e políticas. Nesse sentido, a escola deve ser um local de diálogo, de aprendizagem e convivência experimentando as próprias culturas e respeitando as diferentes expressões.
Este projeto é parte integrante de um maior que integra o PPP da escola.
Objetivos específicos:
* Oferecer aos alunos diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para a aquisição e construção de conhecimentos.
* Estimular o gosto pela pesquisa, leitura e escrita, desenvolvendo a capacidade criadora.
Conteúdo:
Pesquisa da Lei 10,639/2003
Pesquisa e produção sobre diferentes grupos étnicos formadores da cultura e do povo brasileiro.
Exibição de vídeos sobre o tema.
Atividades criativas com uso de editores de texto, desenho e slides.
Preparando-se para a feira integrada com o uso das mídias disponíveis na escola.
Público Alvo:
Educandos do 1º ao 9º do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Telessala.
Duração do projeto:
Meses de outubro e novembro de 2009 (aproximadamente 2 meses)
Veja as fotos do Seminário
A culminância do projeto Roda de Compositores Digital se deu na apresentação do Seminário neste mês de novembro!
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Projeto Compositores Digital
Projeto Roda de Compositores Digital
PÚBLICO ALVO : educandos do 1º ao 5º
COMPONENTES CURRICULARES: Língua Portuguesa/ Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa/ Didática
JUSTIFICATIVA: Sabendo que um dos papéis da escola é despertar o gosto pelo conhecimento, este projeto tem por objetivo desenvolver temas relacionados a compositores brasileiros, junto com os alunos por meio da TIC e rodas de conversa.
OBJETIVOS
Desenvolver o gosto pela pesquisa;
Incentivar a leitura e produção textual;
Estimular as trocas de informação e conhecimento;
Aproveitamento do jornal da escola na publicação dos trabalhos.
PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E ETAPAS DO PROJETO (discriminação de tarefas):
Para as turma do 1º ao 3º as atividades podem ser adaptadas a realidade da turma e proposta do professor.
Todas as atividades serão moldadas e trabalhadas com a parceria dos professores.
Etapas de desenvolvimento:
Pesquisa bibliográfica;
Edição a pesquisa em editores de texto;
Roda de bibliografias;
Edição das melhores pesquisas no blog e jornal da escola;
Pesquisa e seleção de materiais dos compositores;
Edição do material;
Roda de composições;
Edição das melhores pesquisas no blog e jornal da escola;
Produção de slide para exibição no Seminário;
Exibição e publicação da coletânia de materiais no Seminário.
As atividades serão intercaladas com idas ao laboratório, sala de aula e rodas de leitura. Deverão ser agendados os encontros no laboratório e a turma, de acordo com a quantidade, precisará utilizar sala de vídeo, ou outro espaço. Ficando um grupo no laboratório e outro no vídeo (proposto pelo professor). A presença do professor é importantes em todas as etapas.
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Recursos materiais:
• Laboratório de informática
• Editores de texto
• Média Player
• Apresentação do Power Point;
• Texto informativo;
• CDs
• Máquina fotográfica e filmadora;
• Murais com o tema trabalhado;
Recursos humanos:
• Educandos do 1º ao 5º ano
• Educadores envolvidos;
• Orientador tecnológico.
DURAÇAO: 2 MESES
AVALIAÇÃO:
Disciplina, interesse, participação no laboratório, contribuição na coleta de dados, apresentação das pesquisas realizadas. A avaliação será feita através de acompanhamento contínuo das atividades realizadas pelos alunos na pesquisa e apresentação dos trabalhos.
Disciplina, interesse, participação no laboratório, contribuição na coleta de dados, apresentação das pesquisas realizadas. A avaliação será feita através de acompanhamento contínuo das atividades realizadas pelos alunos na pesquisa e apresentação dos trabalhos.
Assinar:
Postagens (Atom)