Aula sobre Átomos ministrada pelo professor Kleber. Agendem suas aulas professores!
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Projeto Roda de Compositores Digital
Projeto Roda de Compositores Digital
PÚBLICO ALVO : educandos do 1º ao 5º ano de escolaridade
JUSTIFICATIVA: Sabendo que um dos papéis da escola é despertar o gosto pelo conhecimento, este projeto tem por objetivo desenvolver temas relacionados a compositores brasileiros, junto com os alunos por meio da TIC e rodas de conversa.
OBJETIVOS
Desenvolver o gosto pela pesquisa;
Incentivar a leitura e produção textual;
Estimular as trocas de informação e conhecimento;
Aproveitamento do jornal da escola na publicação dos trabalhos.PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E ETAPAS DO PROJETO (discriminação de tarefas):
Para as turma do 1º ao 3º as atividades podem ser adaptadas a realidade da turma e proposta do professor.
Todas as atividades serão moldadas e trabalhadas com a parceria dos professores.
Etapas de desenvolvimento:
Pesquisa bibliográfica;
Edição a pesquisa em editores de texto;
Roda de bibliografias;
Edição das melhores pesquisas no blog e jornal da escola;
Pesquisa e seleção de materiais dos compositores;
Edição do material;
Roda de composições;
Edição das melhores pesquisas no blog e jornal da escola;
Produção de slide para exibição no Seminário;
Exibição e publicação da coletânia de materiais no Seminário.
As atividades serão intercaladas com idas ao laboratório, sala de aula e rodas de leitura. Deverão ser agendados os encontros no laboratório e a turma, de acordo com a quantidade, precisará utilizar sala de vídeo, ou outro espaço. Ficando um grupo no laboratório e outro no vídeo (proposto pelo professor). A presença do professor é importantes em todas as etapas.
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Recursos materiais:
• Laboratório de informática
• Editores de texto
• Média Player
• Apresentação do Power Point;
• Texto informativo;
• CDs
• Máquina fotográfica e filmadora;
• Murais com o tema trabalhado;
Recursos humanos:
• Educandos do 1º ao 5º ano
• Educadores envolvidos;
• Orientador tecnológico.
DURAÇAO: trabalho será desenvolvido a partir de setembro a outubro
AVALIAÇÃO:
Disciplina, interesse, participação no laboratório, contribuição na coleta de dados, apresentação das pesquisas realizadas. A avaliação será feita através de acompanhamento contínuo das atividades realizadas pelos alunos na pesquisa e apresentação dos trabalhos.
Disciplina, interesse, participação no laboratório, contribuição na coleta de dados, apresentação das pesquisas realizadas. A avaliação será feita através de acompanhamento contínuo das atividades realizadas pelos alunos na pesquisa e apresentação dos trabalhos.
PROJETO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Novo acordo ortográfico brasileiro
Início do projeto: 24/08 Término: 09/09/2009
Conhecimentos prévios
Verificar, analisar e refletir por meio de questões propostas as regras de acentuação e ortografia da língua escrita:
O que são essas novas regras?
Por quê?
A partir de quando serão utilizadas?
Quais foram as mudanças?
Conscientizar sobre a necessidade de atualizar-se com a nova ortografia;
Aplicar os recursos da informática em aulas práticas no ensino da língua portuguesa;
Trabalhar a pesquisa e análise de dados coletados na internet;
O que são essas novas regras?
Por quê?
A partir de quando serão utilizadas?
Quais foram as mudanças?
Conscientizar sobre a necessidade de atualizar-se com a nova ortografia;
Aplicar os recursos da informática em aulas práticas no ensino da língua portuguesa;
Trabalhar a pesquisa e análise de dados coletados na internet;
Recursos necessários
Laboratório de Informática;
Computadores;
Sistema Linux e Windows;
BrOffice - impress;
Computadores;
Sistema Linux e Windows;
BrOffice - impress;
Série: 1o. Ano do ensino médio
Turma: 1002
Total de alunos: 28
Professoras: Andréa Gomes Orientadora do LIED Tania beatriz
Dias: segundas e quartas
Horário: 10:40 às 12:20
Número de aulas necessárias: 6 aulasernet.
Total de alunos: 28
Professoras: Andréa Gomes Orientadora do LIED Tania beatriz
Dias: segundas e quartas
Horário: 10:40 às 12:20
Número de aulas necessárias: 6 aulasernet.
Avaliação
Produção de uma apresentação sobre as novas regras ortográficas em slides no impress, com figuras, links e textos.
Exame das produções dos alunos, notar se eles aprenderam as noções de informática e as novas regras ortográficas.
Exame das produções dos alunos, notar se eles aprenderam as noções de informática e as novas regras ortográficas.
Assinar:
Postagens (Atom)