quarta-feira, 16 de setembro de 2009

AULA DO PROFESSOR KLEBER DE QUÍMICA - TURMA 1002

Aula sobre Átomos ministrada pelo professor Kleber. Agendem suas aulas professores!

Projeto Roda de Compositores Digital


Projeto Roda de Compositores Digital
PÚBLICO ALVO : educandos do 1º ao 5º  ano de escolaridade

JUSTIFICATIVA: Sabendo que um dos papéis da escola é despertar o gosto pelo conhecimento, este projeto tem por objetivo desenvolver temas relacionados a compositores brasileiros, junto com os alunos por meio da TIC e rodas de conversa.
OBJETIVOS

  • Desenvolver o gosto pela pesquisa;

  • Incentivar a leitura e produção textual;

  • Estimular as trocas de informação e conhecimento;

  • Aproveitamento do jornal da escola na publicação dos trabalhos. 
    PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E ETAPAS DO PROJETO (discriminação de tarefas):
Para as turma do 1º ao 3º as atividades podem ser adaptadas a realidade da turma e proposta do professor.
Todas as atividades serão moldadas e trabalhadas com a parceria dos professores.
Etapas de desenvolvimento:

  1. Pesquisa bibliográfica;

  2. Edição a pesquisa em editores de texto;

  3. Roda de bibliografias;

  4. Edição das melhores pesquisas no blog e jornal da escola;

  5. Pesquisa e seleção de materiais dos compositores;

  6. Edição do material;

  7. Roda de composições;

  8. Edição das melhores pesquisas no blog e jornal da escola;

  9. Produção de slide para exibição no Seminário;

  10. Exibição e publicação da coletânia de materiais no Seminário.
As atividades serão intercaladas com idas ao laboratório, sala de aula e rodas de leitura. Deverão ser agendados os encontros no laboratório e a turma, de acordo com a quantidade, precisará utilizar sala de vídeo, ou outro espaço. Ficando um grupo no laboratório e outro no vídeo (proposto pelo professor). A presença do professor é importantes em todas as etapas.

RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

Recursos materiais:
Laboratório de informática
Editores de texto
Média Player

• Apresentação do Power Point;

• Texto informativo;
CDs
Máquina fotográfica e filmadora;
Murais com o tema trabalhado;
Recursos humanos:
Educandos do 1º ao 5º ano
Educadores envolvidos;
Orientador tecnológico.
DURAÇAO: trabalho será desenvolvido a partir de setembro a outubro
AVALIAÇÃO:
Disciplina, interesse, participação no laboratório, contribuição na coleta de dados, apresentação das pesquisas realizadas. A avaliação será feita através de acompanhamento contínuo das atividades realizadas pelos alunos na pesquisa e apresentação dos trabalhos.

PROJETO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

Novo acordo ortográfico brasileiro
Início do projeto: 24/08           Término: 09/09/2009
Conhecimentos prévios
Verificar, analisar e refletir por meio de questões propostas as regras de acentuação e ortografia da língua escrita:
O que são essas novas regras?
Por quê?
A partir de quando serão utilizadas?
Quais foram as mudanças?
Conscientizar sobre a necessidade de atualizar-se com a nova ortografia;
Aplicar os recursos da informática em aulas práticas no ensino da língua portuguesa;
Trabalhar a pesquisa e análise de dados coletados na internet;
Recursos necessários
Laboratório de Informática;
Computadores;
Sistema Linux e Windows;
BrOffice -  impress;
Série: 1o. Ano do ensino médio
Turma: 1002
Total de alunos: 28 
Professoras: Andréa Gomes Orientadora do LIED Tania beatriz
 Dias: segundas e quartas
 Horário: 10:40 às 12:20
 Número de aulas necessárias: 6 aulasernet.
Avaliação
 
 
Produção de uma apresentação sobre as novas regras ortográficas em slides no impress, com figuras, links e textos.
Exame das produções dos alunos, notar se eles aprenderam as noções de informática e as novas regras ortográficas.