segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Vamos lá veja como é simples planejar suas atividades no LIED




BURD, Leo. Algumas reflexões sobre informática educacional. Conhecimentos básicos de informática na educação. SP : SEE- SP, 2002, p. 25.
Sentar um aluno na frente do computador e pedir que ele copie um texto pré-determinado produz resultados pedagógicos muito diferentes do que se fosse pedido ao mesmo aluno que escrevesse, no mesmo computador, um texto sobre um tema de seu interesse. Na realidade, esta é uma questão que extrapola o computador em si, e se refere a qualquer tipo de ferramenta ou recurso didático.
Não existe nenhuma tecnologia que possa ser tomada como uma pílula que gere conhecimento. O aprendizado é resultado de uma série de condições e dinâmicas muito mais complexas, e uma tecnologia só pode ser considerada mais ou menos educacional na medida em que melhor ou pior contribuir para que esta condição sejam atingidas.
No caso da Internet, por mais que se fale, este princípio também válido. Ao invés de simplesmente inseri-la no dia a dia da Escola, é muito importante compreender o que de fato se deseja e utilizá-la com estes objetivos em mente.
Lendo-se qualquer jornal ou revista, é fácil perceber como o mundo vem se transformando. A produção e o acesso a informação cresce a cada dia, a tecnologia está por toda a parte, os problemas são cada vez mais globais e sua complexidade ultrapassa de longe soluções individuais. A sobrevivência em um mundo como este exige uma educação mais centrada no aprendizado, onde as pessoas aprendam a trabalhar em equipe e utilizem a informação e a tecnologia de modo consciente e criativo na resolução dos problemas do cotidiano. Uma das formas de se desenvolver estas habilidades e conceitos em sala de aula é incentivar os alunos a desenvolver projetos colaborativos sobre os mais difererentes temas e oferecer-lhes todo o material necessário para suas pesquisas

Um comentário:

Anônimo disse...

ARTE BIZANTINA